Principais perfis de passageiros aéreos

Ultimamente, tem se tornado cada vez mais comum ver autoridades do setor aéreo abordar o perfil e a motivação dos passageiros como uma das principais fontes de ideias para campanhas publicitárias e para o desenvolvimento de características de serviços prestados por companhias aéreas e por aeroportos. De fato, estudar os perfis dos passageiros é uma forma muito viável de desenvolver produtos voltados a atender às suas principais necessidades e desejos. Contudo, esta segmentação pode se tornar bastante perigosa quando é estabelecida de maneira equivocada. A oferta de voos no primeiro horário da manhã (às 6 am) de uma segunda-feira, por exemplo, pode não ser tão relevante para os passageiros de turismo como é para os passageiros de negócios. Pensando nisso, neste artigo, vamos segmentar os perfis de passageiros em três grandes grupos e falar sobre as suas principais características. Vamos conversar?

Passageiros de viagens a negócios

O primeiro grande grupo de passageiros é, talvez, também o mais importante. O passageiro a negócios consiste no grupo de pessoas que realizam viagens com a motivação principal de trabalhar ou de participar de feiras e/ou eventos profissionais. Este perfil de passageiros é importante para as companhias aéreas, e para os aeroportos, graças a sua alta frequência de viagens e a sua menor sensibilidade a variações nos preços das passagens. Em pesquisa recente realizada na Universidade de São Paulo, estimou-se que 30% dos passageiros a negócios realizam cinco ou mais viagens por ano, com esta motivação. Abaixo, criamos um infográfico para que você possa visualizar as principais características e necessidades deste perfil de público.

Passageiros de viagens a turismo

O segundo perfil é, sem dúvidas, o mais conhecido e também o mais presente em todos os aeroportos do país. Viajar a turismo é a motivação mais comum das pessoas e, por isso, atingir corretamente este perfil de passageiros é muito importantes para o sucesso das grandes companhias aéreas. Passageiros a turismo costumam planejar as suas viagens com, em média, 30 dias de antecedência e são extremamente sensíveis a mudanças nos preços das passagens. Contudo, em sua maioria, não tendem a ser muito exigentes quanto a conveniência de datas, aeroportos e horários. Abaixo, você poderá observar o perfil de comportamento deste público em nosso infográfico.

Passageiros com motivação familiar

Passageiros que viajam por motivação familiar são um fenômeno decorrente do processo migratório presente em todas as regiões do país. Quase sempre, estas viagens significam a repetição do deslocamento para um mesmo destino durante várias vezes ao ano. Conseguir reconhecer este comportamento e poder ofertar soluções para este público são os principais desafios para as empresas aéreas que desejam fidelizar consumidores. Apesar de ter algumas características muito semelhantes ao perfil de passageiros a turismo (como alta sensibilidade ao preço), quem voa por motivação familiar difere por ter um comportamento mais previsível na escolha do próximo destino, o que facilita muito a produção de campanhas de marketing e publicitárias. A seguir, o nosso infográfico com perfil de comportamento dos passageiros com motivação familiar.

Considerações

Compreender as reais motivações dos passageiros é de fundamental importância para o desenvolvimento de um bom planejamento de malha. A partir destas informações é possível estabelecer os melhores horários, a frequência ideal de voos, de datas, a precificação correta de passagens e as campanhas de marketing mais relevantes. Quase todos os elementos estratégicos de uma companhia aérea dependem desta análise. Investir tempo e recursos neste planejamento pode ser indispensável para o sucesso.

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Referências Bibliográficas
Shaw, S. 202. Airline Marketing and Management. 7ed. SSA Ltd, Oxfordshire, UK.
Guimarães, A; Oliveira, M. 2020. Influência das características comportamentais e socioeconômicas no consumo de passagens aéreas no Brasil. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
Burghouwt, G. 2016. Airline network development in Europe and its implications for airport planning. 2ed. Routledge, New York, NY, USA.
Abdelghany, A.; Abdelghany, K. 2019. Airline network planning and scheduling. 1ed. John Wiley & Sons, Inc, Hoboken, NJ, USA.
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